Dia da Floresta Autóctone

Com o intuito de festejar o Dia da Floresta Autóctone, a 23 de novembro, a APAECM – Núcleo da Escola Básica Irene Lisboa, dirigiu uma carta ao Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, solicitando o fornecimento de uma árvore autóctone, para posterior oferta na Escola Básica Irene Lisboa.

Foi com muita satisfação que recebemos a oferta da Câmara Municipal do Porto de duas árvores, que foram plantadas nos jardins da Escola, contribuindo, assim, para a divulgação do dia da Floresta Autóctone, em alternativa ao denominado ´Dia da Árvore`, celebrado a 21 de março.

A razão desta troca é simples. Este último tem origem numa tradição criada pelos países do Norte da Europa e é realizado numa altura em que, naquelas latitudes, as árvores se encontram ainda em repouso e com tempo de se adaptar até à rebentação, que ocorre aproximadamente um mês depois. Por cá, no final de março algumas espécies de árvores da nossa flora ´mediterrânica` já se encontram em atividade. Consequentemente, (trans)plantadas nessa altura acusam a intervenção, acabando muitas delas por morrer.

Por esta razão, a altura mais adequada para a plantação das árvores, não só na Península Ibérica como em quase toda a região de clima mediterrânico, é no outono / inverno.

A intenção é, assim, a de sensibilizar a comunidade para os valores da nossa floresta, promovendo o conhecimento e o respeito dos jovens deste país para com o património natural nacional, num enquadramento que, pedagogicamente, tem mais garantias de sucesso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s